A partir desta quinta-feira, 1, os usuários e motoristas parceiros da Uber no Maranhão terão uma nova ferramenta para garantir sua segurança durante as viagens.

O aplicativo de transporte estabeleceu uma parceria com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), órgão responsável pelo atendimento a emergências na área de segurança pública e defesa da cidadania, para integrar o botão “Ligar para a Polícia” ao serviço.

Essa iniciativa pioneira no Nordeste e a segunda no Brasil foi possível graças a um termo de cooperação assinado entre a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão e a Uber em fevereiro deste ano.

A partir de agora, sempre que um usuário ou motorista parceiro acionar o botão de chamada para a polícia, o Ciops receberá automaticamente a localização em tempo real e as informações da viagem, incluindo dados do veículo, usuário e motorista. Essa integração tecnológica permitirá uma resposta mais rápida e precisa das autoridades policiais, eliminando a necessidade de transmitir verbalmente as informações ao atendente, que as receberá diretamente em sua tela de computador.

A tecnologia responsável pelo envio dessas informações aos serviços de emergência é fornecida pela RapidSOS, uma empresa pioneira no desenvolvimento de plataformas de dados para esse propósito em todo o mundo.

O Maranhão é o primeiro estado da região Nordeste a contar com essa integração entre a Uber e o serviço de emergência.