Na manhã desta terça-feira, 19, cerca de 20 policiais civis realizaram uma operação destinada a combater membros de uma facção criminosa atuante na Ilha de Cunhã Cuema, situada na cidade de Turiaçu. A ação culminou na execução de diversos mandados de busca e apreensão, resultando na prisão de cinco indivíduos.

Os policiais, mobilizados em uma força-tarefa, embarcaram em uma viagem de três horas com destino à ilha, onde a facção criminosa vinha ostentando armas de fogo diariamente, praticando roubos, furtos contra moradores e operando um esquema de tráfico de drogas.

A iniciativa da operação teve como base denúncias anônimas que alertaram sobre as atividades ilícitas do grupo na ilha. Em resposta, a 5ª Delegacia Regional de Pinheiro instaurou um inquérito policial para investigar os fatos, representando pelas medidas cautelares que foram deferidas pelo Juízo da Comarca de Turiaçu.

Com as ordens judiciais em mãos, os policiais realizaram a operação, contando com a participação de diferentes unidades, incluindo a Delegacia Regional de Pinheiro, Delegacia Regional de Cururupu, Delegacia de Polícia de Turiaçu, equipes designadas pela “Operação Paz” da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) e o Núcleo de Operações com Cães (NOC) da SENARC.

Os indivíduos detidos foram interrogados e encaminhados para uma unidade prisional na região da Baixada Maranhense, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário.