Luciana Paula Figueiredo, de 32 anos na época dos fatos, será levada a júri popular por tentativa de homicídio triplamente qualificado contra sua própria mãe, a idosa Ana Benedita Figueiredo, de 68 anos.

O caso aconteceu em janeiro de 2020, quando Luciana foi flagrada tentando asfixiar sua mãe em um leito no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís.

O trágico episódio ganhou ampla repercussão após o vídeo ser gravado por acompanhantes de outros pacientes que estavam na mesma enfermaria e notaram a movimentação suspeita no leito de Ana Benedita.

As imagens mostram a idosa sendo asfixiada pelo nariz e pela boca pelas mãos de Luciana, que ainda utilizou um lençol para dificultar a respiração da vítima. Mesmo em seu delicado estado de saúde, a idosa tentou reagir levantando uma das mãos, mas não conseguiu evitar o ataque.

Ana Benedita estava internada com um grave quadro de embolia pulmonar, e o incidente a levou de volta à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido ao tempo prolongado em que ficou sem respirar adequadamente.

Luciana Paula Figueiredo foi presa na ocasião e indiciada por homicídio triplamente qualificado. Infelizmente, apesar de receber alta um mês após o ocorrido, sua mãe, Ana Benedita, veio a falecer em abril.

A decisão do juiz Gilberto de Moura Lima marcou a data do julgamento para o dia 31 de outubro de 2023, no Salão do Júri do Fórum Des. Sarney Costa, em São Luís.