O laboratório de meteorologia do Núcleo Geoambiental (Nugeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) prevê que março será o mês mais chuvoso do ano no estado, segundo informações recentes.

De acordo com Andrea Cerqueira, meteorologista da Uema, as chuvas intensas observadas durante o mês de fevereiro no Maranhão são consideradas normais para o período. Cerqueira explica que na porção centro norte do estado, o período chuvoso pleno começa a partir de fevereiro e perdura até maio. Os meses de dezembro e janeiro são de transição entre as estações seca e chuvosa nessa região.

Apesar de março ser historicamente o mês mais chuvoso no Maranhão, o laboratório da Uema não descarta a possibilidade de que o volume de chuvas esteja abaixo da média histórica. Isso é atribuído ao fenômeno El Niño, que atinge a região e eleva as temperaturas desde o final de 2023.

Em janeiro, por exemplo, São Luís registrou chuvas abaixo da média histórica, acumulando apenas 178,3 mm, enquanto a média para o mês é de 226,4 mm. Segundo Andrea, na capital maranhense, foram registrados 20 dias sem chuva e 7 dias com chuvas em janeiro, resultado da influência do fenômeno El Niño, que altera a distribuição padrão de chuvas no estado.