Durante pronunciamento na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), nesta quinta-feira (12), o deputado estadual Dr. Yglésio (PRTB) anunciou que o Senado Federal recebeu uma denúncia de sua autoria contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, por suposto crime de responsabilidade.

Segundo o parlamentar, Dino estaria agindo de forma política mesmo após assumir cargo na mais alta corte do país, o que é vedado pela Constituição. “Chegou essa semana uma denúncia minha de crime de responsabilidade praticado pelo ministro Flávio Dino (…). Fui informado que, finalmente, chegou à Mesa do Senado a denúncia que nós protocolamos”, afirmou.

Yglésio também fez duras críticas ao ministro por supostamente interferir no processo de escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), postergando a nomeação do advogado Flávio Costa, indicado pelo governador Carlos Brandão (PSB).

O deputado ainda apontou possível conflito de interesses no fato de Dino relatar no STF o caso da compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste, quando ainda era governador do Maranhão.

Além disso, denunciou o silêncio de setores da esquerda diante de ataques misóginos à deputada Mical Damasceno (PSB), atribuídos ao vice-governador Felipe Camarão (PT), e criticou o envolvimento de um irmão de Flávio Dino em contratos da Secretaria de Estado das Cidades (SECID).

Para o parlamentar, a postura do ministro compromete suas ambições políticas futuras.