O Litoral Ocidental Maranhense tem recebido uma atenção nunca recebida antes, por meio da gestão Carlos Brandão. Uma série de investimentos em infraestrutura buscam potencializar todos os recursos da região, impulsionando o turismo, movimentando a economia, viabilizando novas rotas e, claro, melhorando o cotidiano da população.

Hoje, 28 de janeiro de 2024, mais um sonho de décadas tornou-se realidade com a entrega do tão sonhado acesso à Praia de Araoca. A ordem de serviço foi assinada em julho de 2023 e realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (SINFRA MA).

São 19 km de pavimentação que conectam a sede do município de Guimarães até o povoado. Pista com acostamento, e onde foram realizados serviços de drenagem, sinalização vertical e horizontal para garantir total segurança e eficiência, somando mais de R$16 milhões em investimentos.

O destino turístico paradisíaco, também chamado de Caminho dos Poetas, em homenagem ao autor maranhense Gonçalves Dias, ainda é pouco conhecido, mas guarda belezas encantadoras, beneficiando, ao longo de sua extensão, pelo menos 15 outros povoados que vivem a base de atividades pesqueiras, em especial, a coleta de camarão, além de contemplar as cidades de Bequimão, Central do Maranhão, Cedral, Cururupu, Porto Rico, Serrano do Maranhão e Apicum-Açu.

De acordo com o subsecretário da SINFRA, Ítalo Augusto, que pessoalmente acompanhou todos os detalhes da obra e se disse extremamente grato pela conclusão dos trabalhos reafirmou o compromisso da Secretaria com o Estado: “Araoca é uma praia belíssima, um paraíso natural. O Maranhão, hoje, ganha mais um ponto turístico. Fico muito feliz em fazer parte desse projeto, pois sei que o governador Carlos Brandão seguirá pensando em ações que desenvolvam as cidades com mais renda, turismo, cultura e, claro, infraestrutura. É assim que faremos todos os dias.”

Aparício Bandeira, secretário da pasta, também fez questão de destacar a eficiência de sua equipe: “São apenas 19 km, mas que vão dar desenvoltura para todo o Litoral Ocidental, uma estrada importantíssima e feita em tempo recorde”.

Durante a solenidade, o governador Carlos Brandão afirmou seu desejo de transformar o local em um polo turístico conhecido nacionalmente: “Araoca não é mais de Guimarães, Araoca é do BRASIL”.

Ainda na ocasião, seguiu com anúncio de novos investimentos em educação para o município de Guimarães e o lançamento de um projeto completo de urbanização para Araoca, afirmando o início de uma MARATONA DE INAUGURAÇÕES após o carnaval: “500 obras em 200 municípios, pois fui eleito e preciso cuidar de TODOS”.