Servidores viram réus por criação de perfil falso com nome do irmão do governador Carlos Brandão
A decisão foi proferida no último dia 6 de outubro pela juíza Lidiane Melo de Souza, da 2ª Vara Criminal da Capital
Por Antônio Padilha
De O Jogo do Poder, em São Luís
Publicado em
14
de
outubro
de
2025
Atualizada em
14/10/2025 : 10h10
A Justiça do Maranhão tornou réus três servidores da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), acusados de criar um perfil falso no sistema eletrônico do governo estadual (SEI) usando o nome de Marcus Barbosa Brandão, irmão do governador Carlos Brandão (PSB).
A decisão foi proferida no último dia 6 de outubro pela juíza Lidiane Melo de Souza, da 2ª Vara Criminal da Capital. Respondem à ação o analista de Tecnologia da Informação Webston Carlos Inojosa Neves e os servidores do setor de Protocolo Gilberto Pereira Martins e Carlos Augusto Silva.
De acordo com a denúncia do promotor Justino da Silva Guimarães, da 4ª Promotoria de Justiça Criminal, os três agiram de forma coordenada para inserir informações fraudulentas no sistema SEI em movimentações relacionadas à empresa Vigas Engenharia, contratada pelo governo estadual.
A investigação da SEIC revelou que o perfil falso foi criado e utilizado em um intervalo de apenas três minutos, evidenciando a atuação conjunta dos servidores.
O Ministério Público afirma que o objetivo da fraude era “macular a lisura de sistemas públicos e atingir a imagem de terceiros”. Se condenados, os réus podem pegar de dois a doze anos de prisão pelo crime de inserção de dados falsos em sistema de informações.