A senadora Ana Paula Lobato (PSB), solicitou a demissão do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Em um ofício assinado na sexta-feira (23), a parlamentar requer que o pedido seja encaminhado ao presidente da República pelo Conselho Monetário Nacional (CNM).

De acordo com o documento, a demissão é solicitada devido ao “comprovado e recorrente desempenho insuficiente para o alcance dos objetivos da instituição”.

“Ao analisar o mandato exercido até o momento pelo presidente do Banco Central, verifica-se que seu desempenho não tem sido suficiente para que a instituição atinja tais objetivos”, justificou a senadora no ofício.

Lobato argumenta que o atual ocupante do cargo está “sabotando o Brasil”.

“Formalizamos o pedido de exoneração do presidente do Banco Central devido à sua persistência em manter INJUSTIFICADAMENTE as taxas de juros, comprometendo a economia do país. É fundamental ajustar nossa política monetária. Conto com o apoio dos colegas senadores. Campos Neto sabota o Brasil”, ressaltou Lobato em suas contas nas redes sociais.

Segundo especialistas, a demissão do presidente do Banco Central, se acatada, pode ter impactos significativos nas diretrizes e decisões econômicas do governo, afetando tanto a estabilidade financeira quanto as expectativas do mercado.