O secretário-chefe da Secretaria Geral da Governadoria (SEG), Luis Fernando Silva, e o ex-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, José Reinaldo Tavares, receberam, na manhã desta terça-feira (16), comitiva do Ministério de Agricultura, Floresta e Pesca do Japão (MAFF). Na pauta da reunião, o pedido de expansão do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) e o incremento da exportação de grãos pelo Porto do Itaqui.

Na oportunidade, a equipe do Ministério japonês apresentou uma linha do tempo com as atividades já realizadas no Brasil, incluindo a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o grupo Toyota Tsusho e o Tegram, realizada em maio deste ano. Na pauta, também contaram sobre ações e compromissos previstos para 2024, como a realização de um evento nacional prévio à reunião do G20 – grupo que reúne os países com as maiores economias do mundo – que será realizado em São Paulo, em 11 de setembro. O evento reunirá empresários japoneses e brasileiros ligados ao agronegócio e a expectativa é que o Governo do Maranhão participe apresentando as potencialidades do estado.

Além desse evento, o diretor da América Latina da Divisão de Regiões Emergentes do Ministério, Inamura Mitsuhiro, destacou a reunião do G20 para o Agronegócio, programada para os dias 12 e 13 de setembro, em Cuiabá – MT, que antecederá a reunião da Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro.

O secretário Luis Fernando destacou a importância da articulação do MAFF junto ao Governo Federal e ao Governo Estadual, pois a gestão do Porto do Itaqui se dá na forma de delegação outorgada pela União ao Governo do Maranhão, que o administra por meio da Empresa Maranhense da Administração Portuária (EMAP).

“O governador Carlos Brandão está sempre atento às possibilidades de desenvolvimento e investimentos para o estado e os países asiáticos têm sido grandes parceiros, inclusive o Japão. Novos passos serão dados para avançar na capacidade de expansão das exportações do Porto do Itaqui”, afirmou Luis Fernando.

Já o secretário José Reinaldo Tavares ressaltou que o Maranhão está em expansão constante e o projeto é importante para o estado. “Receber a comitiva do MAFF é uma honra e reforça nossa parceria estratégica para o desenvolvimento do Maranhão. A expansão do Terminal de Grãos e o aumento das exportações pelo Porto do Itaqui são passos essenciais para o crescimento do agronegócio.”

Também participaram da reunião, Kurusu Hiroyuki, chefe de Sessão do Gabinete de Exportação e Assuntos Internacionais da Divisão de Regiões Emergentes do Ministério; Takanobu Kodama e Cezar Sena, da NovaAgri; e Felipe Constantino, do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), além da equipe da SEG.