O deputado Ricardo Maia, do MDB da Bahia, foi designado como relator da representação nº2/2023 apresentada pelo Partido Liberal (PL) contra o deputado maranhense Márcio Jerry, do PCdoB, por suposta quebra de decoro parlamentar.

Márcio Jerry é acusado de importunação sexual contra a deputada Julia Zanatta (PL-SC). O incidente teria ocorrido durante uma audiência tumultuada com o ministro da Justiça, Flávio Dino, do PSB.

De acordo com relatos, durante o debate, Márcio Jerry se aproximou por trás de Julia Zanatta e sussurrou algo em seu ouvido, enquanto ela discutia com a deputada Lídice da Mata (PSB). Após a “encostada”, Zanatta protestou contra Jerry, que rapidamente deixou o local e dirigiu-se aos seus aliados.

As imagens do episódio circularam nas redes sociais, ganhando repercussão horas depois. Márcio Jerry classificou a denúncia como absurda e afirmou ser vítima de uma armação promovida pela deputada de Santa Catarina.

Os aliados de Julia Zanatta e grupos de defesa dos direitos das mulheres apontaram o incidente como uma tentativa de intimidação e violência política por parte de Márcio Jerry contra sua colega de Parlamento, o que motivou a denúncia formulada pelo Partido Liberal.