O Órgão Especial do Tribunal de Justiça decidiu manter o pedido de vistas dos desembargadores José Joaquim Figueiredo dos Anjos, Nelma Sarney, Jorge Rachid, José Jorge e Guerreiro Júnior, suspendendo assim a sessão prevista para esta quarta-feira, dia 14.

A sessão tinha como objetivo deliberar sobre a criação de uma comissão para avaliar os candidatos da lista sêxtupla encaminhada à Corte pela seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), que estão concorrendo a uma vaga de desembargador.

Durante a reunião do Órgão Especial, que tratava da votação da resolução sobre as regras de escolha do quinto constitucional, o desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos levantou uma questão de ordem, sendo apoiado pelos desembargadores Nelma Sarney, Guerreiro Júnior, José Jorge e Jorge Rachid.

A sessão foi então interrompida para avaliar se o pedido de vistas será aceito ou não.

Na reunião, o Órgão Especial irá decidir se será formada uma comissão para avaliar individualmente os nomes dos candidatos, que posteriormente serão selecionados para compor a lista tríplice a ser encaminhada ao governador Carlos Brandão para a escolha do novo desembargador do Maranhão pelo Quinto Constitucional. Caso a comissão seja criada, além de avaliar os seis advogados candidatos, terá o poder de analisar a documentação de todos eles.

A lista sêxtupla foi definida em 16 de maio, após uma sabatina realizada pelo Conselho da OAB. Os nomes selecionados são: Hugo Assis Passos, Ana Cristina Brandão, Josineille Pedroza, Lorena Saboya, Flávio Vinicius Costa e Gabriel Ahid.