O deputado estadual Neto Evangelista (União) subiu o tom contra o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), após a morte de uma criança de 10 meses. A morte ocorreu após atendimento negado no Hospital da Criança.

“Ele tem que dizer qual o problema dele com as crianças. Está cheio de menino fora de sala de aula, está cheio de crianças autistas sem ter um acompanhante especializado nas escolas; está com menino morrendo no Hospital da Criança e este prefeito Eduardo Braide tem que dizer qual o problema dele com as crianças”, perguntou Neto Evangelista. A pergunta aconteceu em discurso na Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta terça-feira, 19.

Neto Evangelista , deputado estadual

O deputado aproveitou para lembrar de outros episódios de descasos com as crianças, como por exemplo, como o das crianças autistas e suas famílias e de crianças sem estudar.

Na mesma sessão, o deputado estadual Carlos Lula (PSB), ex-secretário estadual de Saúde, relatou que a reforma já podia estar conclusa se não houvesse negativa do prefeito Braide.

“Vou aqui fazer uma afirmação que ainda não tinha feito quando fui gestor público. Era janeiro de 2022, pouco mais de um ano atrás, a obra do Hospital da Criança se encontrava em vias de terminar, eu ofereci à Prefeitura de São Luís um hospital, o Hospital Genésio Rego, que teria 60 leitos, e o Hospital da Criança se transferiria para lá para que a obra pudesse ser finalizada”, narra Carlos Lula.

Eduardo Braide anunciou ano passado mais R$ 10 milhões para terminar em dezembro de 2022; obra segue inacabada
Eduardo Braide anunciou ano passado mais R$ 10 milhões para terminar em dezembro de 2022; obra segue inacabada

O ex-secretário de Saúde disse que à época chegou a se reunir com a direção e corpo médico do Hospital para tratar sobre o assunto. “Todos estavam animados”, revelou.

O prefeito, porém, negou acelerar o término da obra.

“O prefeito se negou a permitir essa parceria entre o Estado e o Município, assumiu a obra e disse que ele mesmo terminaria a obra do Hospital da Criança em menos de seis meses. Já passou mais de ano, e o prefeito afirma que vai terminar a obra do Hospital da Criança até o fim do ano. O que a gente tem visto, de lá para cá, é a pura incompetência. Nem a obra termina, nem as pessoas têm atendimento, e crianças têm morrido, prefeito Braide, por sua culpa”, disse Carlos Lula.