Durante uma entrevista ao programa Xeque-Mate, o presidente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DENIT) no Maranhão, Glauco Henrique, fez um balanço do atual momento político do estado em relação às obras em andamento, ressaltando o apoio recebido pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na captação de recursos.

Glauco Henrique destacou os desafios enfrentados nos últimos anos devido ao teto de gastos imposto pelos governos anteriores, resultando em investimentos insuficientes na manutenção das rodovias. Ele afirmou que nos últimos quatro anos, em média, apenas R$ 40 milhões foram destinados para esse fim, enquanto a necessidade seria de pelo menos R$ 250 milhões.

No entanto, o presidente do DENIT ressaltou que o Maranhão vive um momento favorável, com a presença de três ministros no governo federal, o que demonstra a importância do estado. Ele enfatizou a importância de aproveitar essa conjuntura política para identificar as necessidades e buscar soluções para melhorar ou pelo menos amenizar os problemas enfrentados.

Glauco Henrique mencionou uma grande notícia para o estado, que é a federalização da MA-006, entre Balsas e Tasso Fragoso, e aguarda o anúncio oficial do ministro responsável. Ele destacou a importância dessa medida para melhorar as condições de escoamento da produção agrícola da região.

“É uma grande notícia para o estado a federalização da MA-006 entre Balsas e Tasso Fragoso, ministro tá vindo aí para fazer esse anúncio oficial e eu acho que a gente tem condições com o Governo Federal de atuar em melhorias nas condições (rodovias) para também poder escoar a produção daquela região que é bastante importante para o estado, que é o agronegócio”, disse o presidente do Denit.

Além disso, o presidente do DENIT mencionou a conclusão de uma obra de 26 km entre Bacabeira e Santa Rita, que já está em funcionamento desde o final do ano passado, e informou que, neste mês de junho, dará início à continuidade da obra que vai de Entroncamento até Miranda do Norte, beneficiando o transporte e a mobilidade na região.

Diante desse cenário positivo, espera-se que o Maranhão possa receber mais investimentos e avançar na melhoria da infraestrutura viária, impulsionando o desenvolvimento econômico e garantindo melhores condições de transporte para a população.

https://www.youtube.com/watch?v=buymiAif99w&t=1s