Daqui a exatamente dez meses, em 6 de outubro, as eleições municipais no Maranhão serão palco de disputas políticas, com 152 prefeitos buscando a reeleição, segundo levantamento do Instituto EPO – Estratégia Pesquisas de Opinião.

No entanto, 65 dessas cidades terão novos gestores em 2025, pois os atuais mandatários estarão cumprindo o segundo mandato e não poderão concorrer novamente ao mesmo cargo.

O estudo aponta que, se o cenário permanecer inalterado, em três municípios – Caxias, Rosário e Boa Vista do Gurupi – os prefeitos eleitos ou reeleitos enfrentarão um desafio com os vice-prefeitos da chapa de 2020.

Na Região Metropolitana de São Luís, em municípios como Paço do Lumiar, Bacabeira, Santa Rita e Axixá, o atual chefe do Executivo está no segundo mandato e não poderá concorrer novamente à mesma posição. A situação se repete em importantes cidades como Imperatriz, Caxias e Bacabal.

As eleições municipais são fundamentais para alavancar as campanhas de candidatos a governador e têm um papel crucial na manutenção do poder pelos partidos no âmbito local.