Uma denúncia apresentada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente ao Ministerio Público do Maranhão (MPMA), coloca o prefeito de Açailândia, Aluísio (Republicanos), como principal alvo de uma investigação. 

Segundo informações obtidas pelo O Jogo do Poder, a denúncia refere-se à ausência do repasse devido ao Fundo Municipal de Meio Ambiente, conforme determinação legal do artigo 2º da Lei Municipal nº 515/2017.

O Ministério Público instaurou um procedimento administrativo para aprofundar a investigação sobre a falta de repasse ao Fundo Municipal de Meio Ambiente. A denúncia levantou preocupações quanto destinação correta dos recursos arrecadados em função das atividades da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Açailândia.

Ainda segundo informações do MPMA, a Secretaria Municipal de Economia e Finanças de Açailândia não teria respondido ao expediente encaminhado, deixando as informações sobre a resolução do problema inconclusivas. Diante desse cenário, o órgão responsável reiterou o ofício à secretaria municipal, solicitando providências para a devida destinação dos recursos arrecadados.

A investigação em curso visa esclarecer se houve descumprimento da legislação e responsabilizar os envolvidos, se for o caso.