A prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia (Solidariedade), está sendo alvo de investigação do Ministerio Público do Maranhão (MPMA) devido a possíveis irregularidades no número informado ao Sistema Único de Saúde (SUS) quanto à prestação de assistência médica pós-Covid no município.

A investigação foi iniciada após a veiculação de uma notícia no site da UOL intitulada “Verba milionária abastece municípios do Maranhão para tratamento pós-Covid”, a qual revelou informações preocupantes contra a gestão de Pedreiras.

De acordo com a matéria, o município de Pedreiras, que possui uma população de aproximadamente 39,2 mil habitantes e registrou 6.701 casos de Covid desde o ano de 2020, teria realizado impressionantes 138.377 terapias de reabilitação entre os meses de janeiro e agosto deste ano. Essa estatística chamou a atenção, principalmente porque os dados do SUS apontam que os atendimentos pós-Covid registrados na cidade correspondem a quase 9 sessões para cada habitante e 21 sessões para cada caso da doença registrado na localidade.

Vale ressaltar que, para cada atendimento relatado por um município ao SUS, a administração local recebe automaticamente o valor de R$ 21,69. Esses indícios de irregularidades levaram à abertura de um Inquérito Civil com o objetivo de apurar as possíveis fraudes relacionadas ao número informado ao SUS sobre a assistência médica pós-Covid em Pedreiras.

Um ofício foi encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF), solicitando informações atualizadas sobre a Notícia de Fato nº 1.19.000.002181/2022-03. O Ministério Público de Contas também foi informado sobre a instauração do procedimento administrativo, com o envio de uma cópia da portaria, para que, se considerarem pertinente, possam compartilhar documentos e provas que possam subsidiar a instrução do processo.