A mudança temporária do Posto de Saúde do bairro de Fátima para um prédio no bairro da Alemanha, em São Luís, está gerando grande insatisfação entre os moradores e usuários do serviço.

A reforma no posto original, de responsabilidade da Prefeitura Municipal de São Luís, sob a gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD), obrigou a transferência, mas as novas instalações estão longe de atender às necessidades básicas.

O novo local, situado próximo à Ivar Saldanha, é significativamente menor e inadequado para a demanda do bairro de Fátima.

A falta de salas suficientes para o atendimento resultará em um grande tumulto, prejudicando a qualidade dos serviços de saúde oferecidos.

A desorganização é visível, com arquivos amontoados até mesmo em banheiros, e espaços destinados ao trabalho dos profissionais são extremamente limitados.

É difícil acreditar que, em uma das pequenas salas, três enfermeiros terão que compartilhar o espaço para realizar suas atividades, enquanto a área reservada para Recursos Humanos e direção é igualmente apertada.

Além das condições inadequadas, a mudança temporária impõe um desafio logístico significativo para os moradores do bairro de Fátima, que agora precisam se deslocar até o bairro da Alemanha.

A distância entre os bairros complicará o acesso de muitos pacientes, especialmente daqueles que dependem de transporte público ou possuem mobilidade reduzida.

A visita do secretário de saúde ao local na última sexta-feira (24) não conseguiu tranquilizar a comunidade, que continua questionando a escolha do novo local e a falta de planejamento adequado.