Na manhã desta quarta-feira (10), a Polícia Civil do Maranhão realizou uma operação em São Luís com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida na promoção de rifas ilegais na internet.

Denominada como Operação Cota Ilegal, esta fase teve como alvo principal a descapitalização do grupo, resultando na execução de mandados de busca e apreensão, sequestro de veículos, bloqueio de valores e contas em redes sociais.

O delegado Augusto Barros, titular da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), responsável pela operação, destacou que a investigação visa apurar não apenas a promoção de rifas ilegais, mas também crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Há indícios de que a organização movimentou mais de R$ 4 milhões em pouco mais de três meses por meio das rifas ilícitas.

Durante as diligências, realizadas nos primeiros horários da manhã, foram apreendidos três veículos, incluindo dois de luxo das marcas Range Rover e Toyota Hilux, e três motocicletas, duas delas de alto padrão.

Além disso, uma grande quantia em dinheiro em espécie, aparelhos celulares e objetos de valor pessoal foram encontrados, incluindo relógios, óculos e joias, que serão submetidos a avaliação para confirmar autenticidade e valor.

O superintendente da Seic ressaltou que a organização realizava altos investimentos em artigos de luxo, evidenciando a gravidade e a complexidade das atividades ilegais.

Além das apreensões, a Polícia Civil obteve junto à Justiça o bloqueio de contas bancárias, visando o sequestro de R$ 4 milhões levantados pela organização criminosa durante sua atuação.

Também foram suspensas as contas nas redes sociais utilizadas para a promoção das rifas, mediante autorização judicial.