A Petrobras anunciou nesta terça-feira, 15, um ajuste nos preços do diesel e da gasolina. A partir da quarta-feira, 16, os motoristas sentirão no bolso um aumento significativo nos preços, marcando um novo capítulo na trajetória dos valores dos derivados de petróleo.

A gasolina, amplamente consumida em todo o país, terá seu preço médio acrescido em 0,41 centavos, representando um aumento de 16,3%. Enquanto isso, o diesel, que é essencial para a movimentação de cargas e serviços de transporte, sofrerá um acréscimo de 0,78 centavos, marcando um aumento expressivo de 25%.

Este reajuste marca o primeiro aumento nos preços da gasolina desde janeiro deste ano. Nesse intervalo, a Petrobras implementou quatro reduções consecutivas nos preços, inclusive adotando uma nova política de preços, abandonando o tradicional uso do Preço de Paridade Internacional (PPI).

De acordo com a mais recente análise da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), datada da segunda-feira, 14, o preço da gasolina no Brasil estava defasado em 24% em relação ao mercado internacional. Quanto ao diesel, que não passava por um reajuste desde julho do ano passado, a defasagem atingiu o patamar de 28% nas refinarias, também segundo a Abicom.