O deputado federal, Pedro Lucas Fernandes (União), representante da bancada maranhense em Brasília, tem defendido a liberação da perfuração de poços na margem equatorial, contrariando o parecer do IBAMA contra a exploração do petróleo no Amapá.

Para o deputado, a exploração do chamado novo pré-sal beneficiaria o Maranhão, possibilitando um aumento de 20% no seu PIB – Produto Interno Bruto.

“O IBAMA precisa liberar esse licenciamento, para que a Petrobrás possa explorar esta petróleo, é o novo pré-sal, a expectativa é de 10 bilhões de barris é o volume muito grande que pode aumentar o PIB do Maranhão em até 20%. A gente luta para que esse licenciamento saia logo. A Guiana hoje já explora essa bacia de petróleo e tem o aumento significativo do seu PIB podendo chegar até  47%. Então a gente luta muito para que esse novo pré-sal possa ser explorado logo, logo pela Petrobrás”, disse o parlamentar maranhense. 

Ainda segundo o deputado, é possível conciliar a exploração de petróleo com a preservação do meio ambiente. Sendo necessário encontrar um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental, garantindo que as atividades sejam realizadas de forma sustentável. A questão agora está em discussão no Congresso Nacional.

https://www.youtube.com/watch?v=8OAdSjy6L8g