O deputado federal Pedro Lucas (União), tem sido um defensor entusiasta da exploração petrolífera pela Petrobras, e celebrou uma importante notícia anunciada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, sobre os investimentos da estatal na região conhecida como “Margem Equatorial”.

Em uma reunião com os governadores do Nordeste, Rui Costa destacou a relevância da exploração de petróleo nessa área para o desenvolvimento da região. O deputado Pedro Lucas, que tem representado os interesses do Maranhão em relação à exploração de recursos naturais, ressaltou a importância desse anúncio.

“A exploração petrolífera na Margem Equatorial trará muitos recursos para o Maranhão e para toda a região nordestina. Os governadores e as bancadas do Nordeste estão unidos nesse propósito”, afirmou Pedro Lucas.

A “Margem Equatorial” é uma vasta área que se estende por mais de 2.000 quilômetros, indo do Amapá ao Rio Grande do Norte, localizada próxima à linha do Equador. Ela tem sido apontada como o “novo pré-sal”, o que desperta grande interesse do setor petrolífero.

A Petrobras havia tentado explorar petróleo nessa região anteriormente, mas em maio deste ano, enfrentou uma negativa do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Essa decisão gerou um embate no governo, dividindo opiniões entre os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e a petroleira, liderada pelo petista Jean Paul Prates.