Em um discurso polêmico proferido no dia 7, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor, lançou sérias acusações envolvendo a família do prefeito Eduardo Braide. Segundo o presidente, a família Braide estaria recebendo propina de construtoras que prestam serviços ao município.

Paulo Victor não poupou palavras ao fazer tais alegações. Ele enfatizou que os irmãos de Eduardo Braide, Fernando Braide, deputado estadual, e Antônio Carlos Salim Braide, mais conhecido como “Tonho”, estariam recebendo dinheiro diretamente em mãos dessas construtoras.

Em resposta a essas alegações, o presidente anunciou que a Casa Legislativa planeja instaurar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os processos de emergência na administração municipal. Ele ainda deixou claro que secretários e parentes do prefeito serão convocados para prestar depoimentos na investigação.

Durante o discurso, Paulo Victor afirmou: “Essa CPI que vossas excelências estão hoje assinando mostrará de fato a quadrilha que é formada dentro desta Prefeitura, composta inclusive por parentes deles. Chamaremos aqui irmãos que recebem dinheiro em mãos de construtoras, irmãos do prefeito, e ele sabe o que estou falando, porque a cidade inteira sabe.”

Ele prosseguiu dizendo: “Em breve, vocês verão quem é Eduardo Braide, quem é a família do Eduardo Braide, o que os irmãos dele fazem com as construtoras. Esta CPI do Emergência trará aqui o secretário de Obras e Serviços, trará o David Col Debella aqui. Nós mostraremos os processos de emergência na Saúde, com todo o respeito ao senhor secretário Joel, mas não é ele que manda naquela Secretaria, a gente trará aqui quem manda naquela Secretaria.”