Operação resgata 23 cães em Caxias e prende suspeito de maus-tratos
Ele ressaltou que a legislação considera crime situações como essa, independentemente da aparência física do animal
Por Antônio Padilha
De O Jogo do Poder, em São Luís
Publicado em
26
de
março
de
2025
Atualizada em
26/03/2025 : 11h03

Uma operação realizada pela Polícia Civil e pela Prefeitura de Caxias resultou no resgate de 23 cães que viviam em situação de abandono e ambiente insalubre.
A ação ocorreu após denúncias recebidas pelo Disque-Denúncia e revelou condições degradantes para os animais. Em outro ponto da cidade, um homem foi preso suspeito de maus-tratos contra uma cadela.
Segundo Cláudio Martins, secretário adjunto de Proteção Animal do município, um dos cães foi encontrado amarrado com uma corda de menos de 30 centímetros, sem água ou comida, cercado por fezes e debaixo de uma porta velha.
Ele ressaltou que a legislação considera crime situações como essa, independentemente da aparência física do animal. A pena para maus-tratos pode variar de dois a cinco anos de prisão, podendo ser aumentada em caso de morte do animal.
Em São Luís, uma ação semelhante foi realizada no bairro da Liberdade. Um homem de 57 anos foi preso em flagrante por manter 11 cães em condições extremas de insalubridade, sem acesso a água, energia elétrica ou alimentação adequada.
A Polícia Civil também recebeu denúncias de que ele espancava e abusava sexualmente dos animais. As autoridades seguem investigando o caso.