O reitor aposentado Natalino Salgado tem utilizado a estrutura da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) para atacar Luciano Façanha, adversário do seu preposto na eleição que escolherá o novo reitor da Universidade.

Por meio do site institucional da UFMA, Salgado atacou o diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH), professor Luciano Façanha, candidato à Reitoria da UFMA.

Ao utilizar o site da UFMA para emitir uma nota atacando Luciano Façanha, o reitor se distancia da missão institucional de promover um ambiente acadêmico plural, democrático e focado no desenvolvimento do conhecimento.

O intuito de Salgado é criar um factóide para judicializar uma iminente derrota.

O reitor Natalino Salgado tem reiterado ações políticas desvirtuando a função do cargo para perpetuar-se no poder por meio do professor Fernando Carvalho, candidato da oligarquia Natalina no meio acadêmico.

A sanha de Natalino Salgado tem distanciado a UFMA da estreia dos debates e produção de conhecimento, fazendo com que a Universidade venha perdendo o seu protagonismo entre as (IES) Instituições de Ensino Superior.