O prefeito de São Francisco do Maranhão, Aderbaldo (PCdoB), encontra-se sob investigação pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) em relação a irregularidades no fornecimento de alimentação escolar e material didático na rede pública municipal de ensino.

A representação inaugural que deu origem a essa investigação foi feita por Manuel Nunes Bezerra Filho, e seu fundamento baseou-se em informações de que o município de São Francisco do Maranhão não estaria fornecendo alimentação escolar aos alunos da rede pública. Há relatos de que os pais estão sendo solicitados a providenciar alimentação para seus filhos, o que tem causado preocupações.

Além disso, a denúncia apontou que a administração municipal também estaria solicitando aos alunos e seus pais materiais de uso em sala de aula, como tesoura, giz, cola, papel, tinta e pincel, que deveriam ser fornecidos pela escola para a realização das atividades escolares.

A investigação visa, além disso, verificar a regularidade dos procedimentos licitatórios e contratos relacionados a esses serviços no município de São Francisco do Maranhão.