Neste momento, um grupo de moradores do bairro Boa Vista, em São José de Ribamar, encontra-se em frente à Escola Bernardo Sergio da Cunha em um ato de protesto.

Os pais dos alunos decidiram fechar a escola como forma de chamar a atenção das autoridades para a situação crítica que a comunidade ao redor da instituição enfrenta: estão há dois meses sem acesso a água potável.

Há relatos de que existe um poço próximo à escola, contudo, apesar de já ter sido construído, nunca foi oficialmente inaugurado, restando a instalação para que possa entrar em operação. Esse fato agrega mais frustração à população, que vê recursos disponíveis, porém inacessíveis.

Os manifestantes, em sua maioria, residem nas proximidades do Campo do Guarani, área afetada pela falta d’água. A comunidade relata que o poço que historicamente abastece a localidade está atualmente com defeito, agravando a situação.

É válido destacar que a escola não sofre com a escassez de água devido à existência de outro poço, que também fornece água para outras famílias da região. Entretanto, diversas outras famílias que dependem de um segundo poço estão enfrentando a falta desse recurso essencial.

A ausência de medidas da prefeitura para solucionar essa escassez de recursos básicos motivou os moradores a se mobilizarem e expressarem sua insatisfação publicamente. Até o momento, não houve ações concretas por parte das autoridades para atender às necessidades da comunidade.