De acordo com o Censo 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Maranhão ocupa a segunda posição no país no que se refere à proporção de pessoas com mais de 100 anos de idade.

Um levantamento compilado pelo perfil “Fatos de Geografia” no Instagram revelou que o Brasil abriga um total de 37.814 centenários, com uma média de 186 indivíduos com mais de um século de vida para cada 1 milhão de habitantes.

No entanto, a surpresa reside na impressionante média de centenários no estado do Maranhão, que atinge a marca de 364,5 centenários para cada 1 milhão de habitantes. Essa estatística coloca o Maranhão na segunda posição do ranking nacional, ficando atrás apenas da Bahia, que registra uma média de 377,3 centenários a cada 1 milhão de habitantes.

As estatísticas revelam um aumento notável nessa faixa etária em todo o Brasil, com um aumento de 67% de centenários em 2022 em comparação com os números de 2010. Esse aumento reflete não apenas avanços na área da saúde, mas também uma mudança na expectativa de vida da população em geral.

Uma das curiosidades que emergem desses dados é a predominância de mulheres entre os centenários. O fato de que as mulheres vivem mais do que os homens é evidenciado pela média de vida da população feminina no Brasil, que é de 80,5 anos, enquanto a dos homens é de 73,6 anos. Essa diferença de expectativa de vida entre os gêneros é refletida no fato de que mais de duas vezes mais mulheres do que homens alcançam a marca dos 100 anos de idade.

Enquanto o Maranhão se destaca por sua notável proporção de centenários, outros estados, como Santa Catarina, Rondônia, Distrito Federal e Paraná, apresentam proporções significativamente menores de pessoas com mais de 100 anos. Santa Catarina, por exemplo, registra uma média de 87,6 centenários para cada 1 milhão de habitantes, com um total de 667 indivíduos nessa faixa etária.