Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Paraná Pesquisas trouxe à tona uma análise das opiniões dos eleitores brasileiros em relação às viagens internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desde o início de seu mandato.

De janeiro a setembro, o presidente Lula realizou 14 viagens internacionais, visitando 20 países diferentes, um número que supera a quantidade de nações visitadas por seu antecessor, Jair Bolsonaro. Dentre os países visitados destacam-se a Argentina, Estados Unidos, China, bem como nações do continente africano, como Angola e África do Sul.

Entretanto, a pesquisa revelou que a maioria dos entrevistados, cerca de 50,4%, criticou as saídas do presidente Lula do país, enquanto 44,1% aprovaram suas viagens, com 5,5% não tendo opinião ou se recusando a responder. A pesquisa contou com a participação de 2.020 eleitores em 26 estados e no Distrito Federal, abrangendo 162 municípios brasileiros, e foi realizada entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

O estudo também analisou o perfil das pessoas que mais reprovaram as viagens internacionais de Lula, que incluem, em sua maioria, homens (53,6%), com idades entre 45 e 59 anos (53,8%), com Ensino Médio completo (53,9%), e da região Sul do Brasil (58,4%).

Por outro lado, o perfil das pessoas que aprovaram as viagens é composto majoritariamente por mulheres (45,1%), com idades entre 16 e 24 anos (58,5%), com Ensino Superior completo (47,2%), e da região Nordeste (54%).

A pesquisa também revelou que 31,3% dos eleitores acreditam que o governo de Lula está sendo pior do que esperavam, enquanto 38,2% consideram que a administração petista está atendendo às suas expectativas. De forma surpreendente, 28,4% dos entrevistados acreditam que a atual gestão está superando suas expectativas.