Na entrevista concedida ao programacast Xeque-Mate, Luis Fernando Silva, atual secretário da Secretaria Geral da Governadoria do Maranhão e ex-prefeito de São José de Ribamar, ofereceu uma análise detalhada de sua trajetória na gestão pública, ressaltando sua experiência e conhecimento administrativo.

Logo no início, ele lembrou sua primeira missão política: a implantação do bairro Maiobão, em Paço do Lumiar, como parte de um programa de habitação, sob o comando do então governador João Castelo.

Ao longo da entrevista, Luis Fernando destacou a sensibilidade administrativa do atual governador, Carlos Brandão (PSB).

Para ele, um bom gestor deve estar atento aos anseios da população, fazendo das necessidades sociais o centro das decisões políticas. Esse entendimento, “tem sido uma das principais qualidades da gestão de Brandão, em contraste com outras administrações que ignoram a realidade popular”.

Referindo-se diretamente à sua relação com a população de São José de Ribamar, Luis Fernando se posicionou como um morador ativo e conhecedor profundo das necessidades da comunidade, diferentemente da atual administração de Julinho (Podemos). Ele criticou o prefeito por não estar conectado à realidade dos cidadãos e desconhecer as verdadeiras demandas locais.

Luis Fernando também apontou a importância de um gestor ter controle firme sobre sua equipe: “uma liderança fraca e dependente de terceiros compromete a eficiência da administração pública”.

São José de Ribamar 

Ele ainda relembrou algumas das grandes obras de sua gestão, como intervenções no Nova Terra e Turiúba, além de mencionar a construção da primeira maternidade em São José de Ribamar.

Luis Fernando lembrou que foi em sua gestão que a primeira maternidade ribamarensse foi construída, além da realizaçãode de mais de 350 obras no município, todas com recursos próprios.

Criticou a atual administração por não ter construído nenhuma nova unidade de saúde nos últimos quatro anos, destacando que seu governo foi marcado por investimentos significativos na área.

Sobre sua saída da prefeitura, quando foi sucedido por Gil Cutrim, afirmou que sua decisão visava uma possível candidatura ao governo do estado, o que, segundo ele, traria benefícios ao município de Ribamar.

A desvalorização da cultura popular em São José de Ribamar também foi abordada. O gestor criticou os atrasos no pagamento de produtores culturais, destacando que há três meses esses profissionais estão sem receber seus por suas apresentações.

Ao final, reafirmou seu apoio ao candidato Dudu Diniz à prefeitura de Ribamar, destacando a necessidade de renovação e um compromisso mais forte com a população.

Veja abaixo a entrevista completa: