O Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Timon julgou o caso de Brenda Emanuele Silva Oliveira, de 24 anos, mais conhecida como “Manu” ou “Baixinha Afrontosa”.

A jovem foi acusada de participar do homicídio de duas adolescentes, em um crime de grande repercussão na cidade no dia 20 de março de 2021, no morro do bairro Parque Aliança, no leste do Maranhão.

Brenda Emanuele foi condenada por integrar uma organização criminosa, mas foi absolvida da acusação de homicídio qualificado.

Segundo a denúncia do Ministério Público, a jovem teria participado de forma consciente e voluntária do crime, que envolveu tortura às vítimas com faca, pá e pedaços de madeira. Além disso, ela teria obrigado as adolescentes a cavarem a própria cova onde seriam enterradas.

A acusada estava presa desde 19 de julho de 2021, após fugir para o Pará, onde foi capturada.

Apesar da condenação, o juiz Rogério Monteles da Costa, presidente do júri, determinou que ela cumpra a pena de quatro anos e seis meses em regime aberto, com o uso de tornozeleira eletrônica.

O magistrado concedeu à condenada o direito de recorrer da pena em liberdade, destacando a falta de fundamentos que autorizariam a prisão preventiva ou domiciliar.

O caso continua a despertar indignação e revolta na comunidade.