O Ministério Público do Maranhão (MPMA) anunciou o início de uma investigação, após oito anos, para apurar possíveis delitos na contratação da empresa Odebrecht Ambiental S/A pelo Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico (CISAB).

O contrato, que envolve serviços públicos de abastecimento de água e saneamento básico em São José de Ribamar, foi firmado em 2015.

A investigação, originada da Notícia de Fato nº 19/2023, consta nas páginas 16 e 17 do Diário Eletrônico do Ministério Público do Maranhão desta quarta-feira (22). A Promotora de Justiça Bianka Sekeff Salem Rocha, da 1ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de São José de Ribamar, assinou o documento na semana passada, dando início ao Procedimento Investigatório Criminal (PIC).

O que chama atenção é que a investigação ocorre em um momento sensível, coincidindo com a nomeação de Gil Cutrim, ex-prefeito de São José de Ribamar e ex-deputado federal, para o cargo de diretor da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Gil Cutrim, que é filiado ao Republicanos-MA, assumiu a posição na área de Estratégias e Finanças do órgão, a pedido do Executivo Nacional, visando atender a uma parcela maior do partido Republicano.