O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), promoveu nesta segunda-feira (05) o “Workshop Microcrédito e Fomento ao Empreendedorismo”. O evento contou com a participação de José Paulo Ferreira, coordenador estadual de Microcrédito e Finanças Solidárias da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (SETRE-BA).

O secretário-chefe da Secretaria Geral da Governadoria (SEG), Luis Fernando Silva, presente na abertura do evento, destacou a importância do encontro para a troca de experiências entre gestores públicos.

“O encontro teve o objetivo de promover a troca de experiências entre gestores públicos, além de fortalecer políticas públicas voltadas para geração de trabalho e renda, que priorizem os micro e pequenos empreendedores maranhenses, associações produtivas e cooperativas de produção que não têm acesso às vias de crédito tradicionais”, afirmou Luis Fernando, conforme prioridade estabelecida pelo governador Carlos Brandão.

Já o secretário de Trabalho e Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, ressaltou a intenção de adaptar as práticas bem-sucedidas da Bahia ao contexto maranhense. “A ideia é reproduzir parte da experiência exitosa da Bahia para a realidade maranhense, por meio da implantação de uma Agência de Fomento, o que vai contribuir para o fortalecimento do empreendedorismo no Maranhão”, explicou.

Também estiveram presentes no evento os secretários de Estado da Fazenda, Marcellus Ribeiro; e de Indústria e Comércio, Júnior Marreca; a subsecretária da Seplan, Aline Ribeiro, além de secretários adjuntos e servidores das Secretarias de Planejamento e Orçamento (Seplan), Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe), Monitoramento de Ações Governamentais (Semag), Mulher (Semu), Igualdade Racial (Seir) e do Desenvolvimento Social (Sedes).

O workshop teve como principal objetivo apresentar informações sobre o modelo da Agência de Fomento do Estado da Bahia, que promove o desenvolvimento econômico e social dos empreendedores baianos por meio do Credibahia, programa de microcrédito do Governo da Bahia que financia o empreendedor de micro e pequenos negócios formais e informais.

Segundo Dia de Atividades

Nesta terça-feira (6), a SEG, Setres, Sefaz, Seplan e Seinc continuaram a troca de experiências na área de fomento. O secretário Luiz Henrique Lula e a secretária Adjunta de Acompanhamento das Ações Governamentais Prioritárias da SEG, Fabiana Terra, lideraram o segundo dia de encontros para tratar da criação da Agência de Fomento do Maranhão.

O evento contou novamente com a presença do coordenador de Microcrédito e Finanças Solidárias da SETRE Bahia, José Paulo Crisóstomo Ferreira.

A articulação entre os Governos do Maranhão e da Bahia tem como objetivo alinhar propostas para o fortalecimento do acesso ao microcrédito no Maranhão.