Mais um capítulo se desenrola na política maranhense, à medida que prefeitos enfrentam graves problemas com o Poder Judiciário. Nesta semana, a lista de gestores municipais em apuros cresceu, com o afastamento de autoridades em suas respectivas cidades.

Os prefeitos de Cândido Mendes, José Bonifácio, conhecido como “Facinho”, e de São Luís Gonzaga do Maranhão, Francisco Pedreira Martins Júnior, foram destituídos de suas funções pelo Poder Judiciário. Além deles, a prefeita de Santa Luzia, França de Macaquinho, também se vê enredada em um emaranhado jurídico.

O juiz Bruno Barbosa Pinheiro, titular da 1ª Vara da Comarca de Santa Luzia, tomou uma medida decisiva nesta quinta-feira, 22, ao acatar ação movida pelo Ministério Público, determinando a perda do cargo da prefeita de Santa Luzia.

Na mesma decisão, o magistrado impôs uma multa exorbitante de R$ 63,3 milhões para França do Macaquinho. As acusações são gravíssimas, envolvendo o suposto desvio de cerca de R$ 64 milhões dos cofres da Previdência Municipal, conforme denúncia protocolada pelo promotor Leonardo Santana Modesto.