O prefeito do município de Formosa da Serra Negra, Cirineu Rodrigues Costa, foi flagrado em áudios comprometedores, onde confidencia sua participação em um esquema de corrupção que envolve compra de emendas parlamentares, fraude de licitação e desvio de recursos públicos.

Nos áudios, atribuídos ao prefeito e divulgados recentemente, Costa é ouvido sem perceber enquanto mantém uma conversa com um morador da cidade a quem promete emprego na prefeitura. Durante o diálogo, o gestor detalha como está adquirindo emendas parlamentares para sua gestão e revela o uso indevido dos recursos públicos que deveriam beneficiar a população.

“Eu tô é comprando as emendas, entendeu? Aí em maio eu te boto [em um cargo na prefeitura]. Tu viu que eles vão estar lá, né, pra botar até o dia 15 de junho, as emendas, porque é pra não botar no período eleitoral. Aí entra esse dinheiro das emendas, ai nessa hora eu posso, tá?!”, explica o prefeito em um dos trechos dos áudios.

Além disso, Costa afirma que, neste ano eleitoral, planeja “empregar” cerca de 50 novas pessoas na área da Educação. “Agora, lá na Educação, como professor, ainda tem, eu vou botar uns 50, lá são meus. Eu fiz a matemática hoje, eu vim pra prefeitura para fazer essa matemática, pra saber quanto dá pra botar.”

Em um dos áudios mais chocantes, o prefeito admite o desvio de recursos da área da Saúde para financiar sua campanha eleitoral. “E vai arrumar um milhão também. Quer dizer, isso é para pagar remédio, funcionários, essas coisas de Saúde, esse especial, não, ai vou fazer uma obra, mas ai eu caço um meio de fazer uma licitação para tirar um pouquinho para ajudar na campanha, para essas coisas, entendeu?”, confessa.

Costa também revela estar comprando emendas de deputados federais do Maranhão, destacando que o esquema envolve o pagamento de 10% do valor das emendas. “É porque eu estou comprando, do Rubem Júnior [deputado federal] não é, mas dos outros [deputados federais] é, 10%, é isso que eu tenho que dar. E é o melhor recurso que tem, que é a transparência especial, que é um PIX.”, revela.