Os dias do deputado estadual Hemetério Weba (PP) na Assembleia Legislativa do Maranhão estão contados. Após anos se mantendo no cargo graças a uma série de recursos judiciais que garantiram sobrevida precária ao seu mandato, a Justiça determinou a cassação definitiva do parlamentar.

A decisão foi proferida pela juíza Patrícia Bastos de Carvalho Correia, da Vara Única de Santa Luzia do Paruá, que também comunicou oficialmente ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), desembargador Paulo Velten, sobre a inelegibilidade de Weba por três anos e a aplicação de multa de R$ 665 mil.

No ofício enviado ao TRE, a magistrada pediu a imediata declaração de vacância da cadeira ocupada por Hemetério Weba e a convocação da suplente Helena Duailibe (PP), que deve reassumir o posto na Assembleia Legislativa.

Apesar das tentativas da defesa do deputado de reverter a decisão, Weba está condenado de forma definitiva por improbidade administrativa, quando exerceu o cargo de prefeito de Santa Luzia do Paruá. Tudo indica que, desta vez, não há mais espaço para manobras judiciais e que a cassação será finalmente executada. O último passo será a comunicação do TRE à Assembleia, confirmando a saída de Weba e a posse de Duailibe.