Alvo da Operação Rapina da Polícia Federal, em 2007, o  ex-prefeito de Tuntum, Cleomar Tema Cunha, fez um resgate em suas redes sociais do que chamou de profecia. 

“Você não vai voltar mais, nem como senador, nem como governador do Maranhão. Vossa Excelência vai voltar como um presidente  [da República].”, disse durante as eleições de 2022.

De quem chama de amigo, Flávio Dino foi apadrinhado de Tema quando resolveu deixar a magistratura para enveredar pela política. Agora faz o caminho inverso, com um adendo, de levar a política para a magistratura, na mais alta corte da justiça brasileira, o Supremo Tribunal Federal.

Clique na imagem para assistir ao vídeo

Se faz interessante a fala de Tema Cunha, que foi preso na Operação Rapina, em 2007. O primeiro é o comentário resgatado de que Flávio Dino voltará para o Maranhão, presidente do Brasil. Sendo assim, o STF, é uma passagem para concretizar esse desejo do ex-governador do Maranhão e virtual ministro do STF?

Outro fato a ser analisado é o fator simbólico do apoio de Tema e outros enrolados com o sistema judiciário brasileiro. Dino sai da magistratura para ser candidato a deputado federal com apoio de políticos avessos à coisa pública. Gestores responsáveis pela miséria do Maranhão e responsáveis, também, por transformar o Maranhão no estado mais pobre do país.

Muito por conta de transformar suas cidades e regiões em pequenos feudos, como é o caso de Tema que durante muitos anos foi o coronel de Tuntum, tendo seu grupo derrotado nas últimas eleições pelo atual prefeito Fernando Pessoa. Um adendo. O adversário de Tema também apoiou Flávio Dino para o Senado Federal em 2022.

Mais um fato a ser analisado é o caminho de volta de Flávio Dino. Neste caminho de volta, Dino poderá ser juiz de processos de aliados, a exemplo do próprio Cleomar Tema. Ou mesmo de outro novo conhecido das páginas policiais, o deputado federal Josimar Maranhãozinho. Dino poderá herdar os processos de Josimar que estavam com a ministra aposentada do STF, Rosa Weber. Josimar Maranhãozinho também foi peça essencial nas eleições de Flávio Dino, sobretudo nas do Governo do Maranhão.

Para Cleomar Tema, a ida de Dino para o STF pode ser uma esperança de alívio e segurança, afinal, o prefeito sabe o que é ter um dos seus inseridos no sistema judicial. Tema é irmão do desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, Cleones Carvalho Cunha. Resta saber como Flávio Dino se comportará na hora que chegar o momento de julgar seus conterrâneos.