Nesta quinta-feira, 21 de setembro, uma equipe do programa Fantástico, da TV Globo, esteve em Zé Doca para gravar uma reportagem sobre a polêmica demolição da casa de um agricultor realizada pela prefeitura municipal.

A cidade é administrada por Josinha Cunha, irmã do deputado federal e presidente estadual do PL, Josimar de Maranhãozinho.

Os repórteres Regina Sousa e o cinegrafista Cesar Hipólito gravaram entrevistas com o dono da casa, o lavrador Manoel França dos Santos, conhecido como “Seu Mano”. Além disso, foram até o prédio da prefeitura na tentativa de ouvir a própria prefeita Josinha Cunha. No entanto, os servidores informaram que a prefeita não estava no local.

A demolição da casa de “Seu Mano” ocorreu na segunda-feira, 18 de setembro, e gerou grande repercussão em todo o país.

A ação foi acompanhada por um oficial de Justiça e pela Polícia Militar, que cumpriu um mandado de reintegração de posse solicitado pela Prefeitura de Zé Doca. No entanto, de acordo com o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), a ação foi realizada de forma irregular, uma vez que a localidade não pertence ao município, mas sim à esfera federal.