Durante uma entrevista concedida ao Programa Bastidores da TV Mirante, o prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho (PL), declarou que o encerramento da Escola Militar, situada no Parque Vitória, é uma decisão sua e que não pretende retomar a parceria com a Polícia Militar do Maranhão.

“Não, isso é uma questão minha. A escola vai continuar com o regime militar, só que os militares vão ser do próprio município, que é a Guarda Municipal. Cansei de estar com a Guarda Militar de São Luís que não tem nem condições de liderar uma escola. Portanto, tenho como destratar e estou destratando porque tenho certeza que será muito melhor para as famílias e estudantes de São José de Ribamar”, afirmou o prefeito.

No entanto, a declaração de Julinho levantou críticas quanto à sua compreensão sobre as diferenças entre instituições militares e civis. A Guarda Municipal é uma instituição de natureza civil, uniformizada e armada, vinculada ao Poder Executivo Municipal, composta por servidores públicos concursados, cuja função primordial é a proteção dos bens, serviços e instalações do município.

Nas redes sociais, o vereador Dudu Diniz classificou o posicionamento de Julinho como inaceitável, lamentável e indignante. Ele ainda destacou que o Governo do Estado do Maranhão fez todos os esforços para manter o regime militar na escola, porém, o gestor municipal, de forma arrogante, optou por considerar a questão como “pessoal”.