Chapadinha e Lago Verde não informam dados fiscais e levantam suspeitas
A falta de transparência levantou preocupações sobre possíveis irregularidades
Por Antônio Padilha
De O Jogo do Poder, em São Luís
Publicado em
04
de
julho
de
2025
Atualizada em
03/07/2025 : 13h07

Dois municípios maranhenses, Chapadinha e Lago Verde, estão sob apuração por não apresentarem dados obrigatórios sobre suas disponibilidades financeiras no encerramento do exercício de 2024.
A omissão foi identificada a partir de relatório do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI), que apontou que 47 prefeituras encerraram o ano com caixa negativo.
No entanto, as duas citadas sequer forneceram informações suficientes para verificar o cumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que trata da responsabilidade na gestão do dinheiro público nos últimos meses de mandato.
A falta de transparência levantou preocupações sobre possíveis irregularidades fiscais e prejuízos ao erário.
A análise técnica indica que, sem os dados de Chapadinha e Lago Verde, não é possível saber se as administrações encerraram o ano com obrigações financeiras superiores aos recursos disponíveis, o que é vedado pela legislação.
Com base na denúncia recebida pelo Ministério Público, o caso foi formalmente convertido em procedimento administrativo para apuração detalhada da conduta das gestões municipais.