São Luís, se prepara para a liberação temporária de aproximadamente 800 apenados em função do feriado da Semana Santa. A medida, conhecida como “Saída Temporária”, permitirá que esses 811 presos deixem as unidades prisionais a partir das 9h da quarta-feira, dia 27 de março, com a obrigação de retornar até o dia 02 de abril, terça-feira subsequente.

No entanto, essa prática que já é tradicional em diversos estados brasileiros, está sob os olhares atentos da esfera legislativa. O Congresso Nacional já deu um passo significativo ao aprovar o fim das conhecidas “saidinhas”, porém, aguarda a sanção do presidente da República, Luiz Inácio da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), para que a medida entre em vigor.

Até o momento, o presidente Lula não se manifestou publicamente sobre o assunto, deixando em suspense o destino das próximas saídas temporárias. Entretanto, a tendência é que essa seja a última “saidinha” no Brasil, visto que os congressistas estão preparados para enfrentar um eventual veto presidencial.