O – MPMA Ministério Público do Maranhão anunciou a abertura de um procedimento para apurar uma possível extorsão envolvendo o promotor de Justiça Zanony Passos Silva Filho, após denúncia feita pelo Presidente da Câmara de São Luís, Paulo Victor (PSDB).

A informação foi transmitida pelo chefe do Ministério Público aos estúdios Xeque-Mate.

A investigação teve início após o pronunciamento de Paulo Victor na sessão desta segunda-feira (4), onde o presidente da Câmara revelou ser vítima de extorsão por parte do Promotor Zanony Filho. Durante a sessão, Paulo Victor apresentou prints de conversas que teriam ocorrido entre ele e o promotor, evidenciando as alegações feitas.

O vereador declarou ter cedido às pressões e chantagens do promotor, nomeando duas pessoas indicadas por Zanony em seu gabinete. No entanto, Paulo Victor afirmou que, diante da recusa em atender ao pedido de mais dois cargos, decidiu encerrar as negociações, exonerando as duas pessoas nomeadas pelo promotor por não terem comparecido para exercer suas funções.

Paulo Victor acusou Zanony Passos Silva Filho de extorsão, alegando que o promotor solicitou cargos e dinheiro para evitar a continuidade de uma investigação contra ele e outros vereadores da capital. A investigação envolve emendas parlamentares destinadas a uma entidade chamada “Clube de Mães Força do Amor”, presidida por Rosa Saldanha, cujo depoimento ao Ministério Público deu origem às apurações contra os parlamentares.