Linha Fina: O levantamento ouviu 600 eleitores entre 02 e 03 de agosto, foi registrado no TRE-MA sob o número MA-03448/2024 e mostra o empresário vencendo em qualquer cenário e com a menor rejeição

Balsas – A pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Opinião, em Balsas, apontou que, se eleição para prefeito fosse hoje, o empresário Alan da Marisol (PRD) obteria 51,3% dos votos e ficaria 14,3 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado, o atual vice-prefeito da cidade, Celso Henrique (Progressistas), que atingiu 37%. Além disso, o levantamento demonstrou que o empresário vence a eleição em qualquer cenário e tem a menor rejeição dentre todos os candidatos a prefeito de Balsas.

Registrada no TRE-MA sob o número MA-03448/2024, a pesquisa foi contratada pelo Jornal Pequeno, de São Luís, foi realizada entre 02 e 03 de agosto desse ano e ouviu 600 eleitores. A margem de erro é de 4% e o índice de confiabilidade é de 95%.

O resultado ainda mostra que o democrata cristão Célio da New Agro (DC) teria 2,3% dos votos válidos, que 1%dos eleitores votariam no engenheiro Francisco Cunha (Novo). Já 2% disseram que votarão nulo, 2,7% responderam que estão indecisos ou não sabem e 3,7% não opinaram.

Esse resultado é do levantamento estimulado, ou seja, em que o entrevistador informa os nomes dos candidatos ao pesquisado e oferece a possibilidade de indicar que votaria nulo ou em branco bem como a possibilidade de não opinar ou dizer que não sabe.

Um aspecto interessante é que a pesquisa foi feita antes do democrata cristão anunciar a adesão do DC à coligação “Quem manda é o povo”, liderada por Alan da Marissol, o que indica que a candidatura do empresário pode chegar á 53,6% das intenções de voto ao se somar os percentuais alcançados pelos agora aliados Alan da Marissol e Célio da New Agro.

REJEIÇÃO

Um outro aspecto levantado pela pesquisa contratada pelo Jornal Pequeno é a rejeição dos candidatos á prefeito em Balsas. A pesquisa de rejeição mostrou que 29% dos entrevistados jamais votariam no atual vice-prefeito Celso Henrique, candidato pelo Progressistas.

A maior rejeição ficou com o candidato do Novo, Francisco Cunha: 31,7% dos entrevistados disseram que jamais votariam nele. Ainda de acordo com a pesquisa, a menor rejeição foi a do candidato do PRD, Alan da Marissol, que apareceu com 14,3%, enquanto 10% não souberam responder ou não opinaram e 6% afirmaram não ter rejeição por nenhum dos candidatos