São Luís, a encantadora capital do estado do Maranhão, está prestes a conquistar um importante marco no cenário cultural e arquitetônico do Nordeste brasileiro. Nos próximos dias 14, 15 e 16 de junho, a cidade se tornará a primeira capital da região a sediar o renomado Fórum Internacional de Patrimônio Arquitetônico (FIPA).

O evento, que ocorre anualmente entre Brasil e Portugal, tem como objetivo central fomentar discussões acerca de ações sustentáveis, proteção e valorização do rico patrimônio arquitetônico local.

A nona edição do FIPA trará como tema principal a “Diversidade em Diálogos”, ressaltando a importância da variedade cultural e histórica presente nas construções arquitetônicas da região. O fórum contará com a participação de palestrantes renomados, representantes de prefeituras de outros estados e profissionais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR).

A realização desse evento de grande relevância conta com a colaboração de algumas importantes instituições de ensino superior do Maranhão, entre elas a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a Universidade Dom Bosco (UNDB) e a Universidade Ceuma (Uniceuma). Essas universidades estarão envolvidas na organização do FIPA 2023, contribuindo para uma programação diversificada que incluirá oficinas técnicas, palestras, minicursos e atrações culturais.

Além de proporcionar um ambiente presencial enriquecedor, o FIPA também será transmitido online, possibilitando que um número maior de interessados participe das atividades. Os participantes terão a oportunidade de prestigiar a abertura da exposição “Panorâmica Patrimônio Mundial – São Luís”, que contará com uma imponente estrutura inflável gigante na Praça Nauro Machado, onde permanecerá por um mês antes de seguir para São José de Ribamar e Cidade Operária.

A cerimônia de abertura do evento ocorrerá no Teatro da Cidade, no dia 14 de junho, e promete envolver o público com recursos audiovisuais, jogos interativos e projeções mapeadas. A maior parte da programação do FIPA será realizada na Faculdade de Arquitetura da UEMA, que sediará palestras e demais atividades ao longo dos três dias.

A programação do evento permitirá um intervalo para almoço, proporcionando aos participantes a oportunidade de recarregar as energias e interagir com os demais colegas e especialistas presentes. No primeiro dia, em 14 de junho, as atividades terão início às 8h e se estenderão até as 19h no Teatro da Cidade, localizado no Centro Histórico. No dia seguinte, 15 de junho, as atividades iniciarão no mesmo horário e ocorrerão na Faculdade de Arquitetura da UEMA. Por fim, no dia 16 de junho, o encerramento acontecerá também na Faculdade de Arquitetura da UEMA, às 19h.

E para fechar com chave de ouro será prestada uma homenagem aos 80 anos do Mestre Zé Olhinho, Amo do boi de Santa Fé. A homenagem será no arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão às 22 hrs.