Na manhã desta quarta-feira (19), a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um homem de 42 anos, suspeito de integrar um grupo criminoso especializado em fraudes contra a administração pública por meio do uso de alvarás falsos. A prisão ocorreu em Pinheiro, município a 113 km de São Luís.

A ação faz parte da operação “Alvará Criminoso”, deflagrada pela Polícia Civil de Goiás, que contou com o apoio da PC-MA. O grupo criminoso é suspeito de operar um esquema de fraudes no Estado de Goiás, utilizando alvarás judiciais falsificados para desviar recursos.

De acordo com as investigações, o esquema envolvia a produção de alvarás falsos dentro do sistema eletrônico do Tribunal de Justiça de Goiás. Advogados membros da quadrilha falsificavam as assinaturas de juízes nesses documentos, que autorizavam o saque de valores de contas judiciais.

Utilizando esses alvarás falsificados, os criminosos conseguiam enganar instituições financeiras e realizar saques de grandes quantias. Os valores eram então repassados a laranjas e lavados por meio de diversas transações financeiras, dificultando o rastreamento do dinheiro.

Os investigados estão sendo acusados de estelionato contra a administração pública, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As autoridades continuam as investigações para identificar e prender outros membros do grupo, bem como recuperar os valores desviados.