Na manhã desta quinta-feira (9), a Polícia Civil deflagrou uma operação em cidades do Maranhão, Piauí e Ceará, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão e de prisão contra integrantes de uma quadrilha que aplicava golpes utilizando imagens de agentes públicos.

De acordo com o delegado Guilherme Campelo, chefe do Departamento de Combate ao Crime Tecnológico (DCCT), o grupo criminoso se utilizava da imagem de agentes públicos, principalmente políticos, para solicitar pagamentos de taxas sob o pretexto de envio de supostos apoios e projetos oficiais às vítimas.

Nos estados do Maranhão e Piauí, os criminosos usaram os nomes do deputado federal Duarte Júnior e do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, para cometer os crimes.

As investigações tiveram início com base nos relatos de vítimas que, após realizar os pagamentos das taxas, desconfiaram da ausência dos projetos e suprimentos aos programas e municípios de suas cidades.

Com base nas investigações, o poder judiciário do estado do Ceará expediu as ordens judiciais para serem cumpridas contra os alvos. No total, a operação cumpriu nove mandados de busca domiciliar e um mandado de prisão preventiva.

A prisão ocorreu na cidade de Timon, no leste do Maranhão, onde o alvo também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.