A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta terça-feira (30), quatro mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo e Maranhão para desarticular um esquema de importação ilegal de medicamentos para diabetes.

Denominada “Operação Off Label”, a ação tem como alvo um grupo criminoso formado por médicos e clínicas que importam a medicação contra a doença no formato off label para emagrecimento.

A prática off label consiste na prescrição de um medicamento fora das indicações aprovadas na bula.

O medicamento importado ilegalmente pela quadrilha investigada é o Mounjaro, aprovado pela Anvisa para tratar diabetes, mas não comercializado no país.

De acordo com a Polícia Federal, a operação decorre das investigações contra um brasileiro preso neste mês após desembarcar de um voo de Dubai com 32 caixas do medicamento para diabetes.

O homem tentou evitar o pagamento de impostos sobre as medicações, que somavam quase trinta mil reais, apresentando laudos médicos e receitas falsos.

Foi comprovado que a intenção do suspeito era comercializar a mercadoria no Brasil. Em decorrência da Operação Off Label, seis pessoas foram presas e 157 caixas do medicamento apreendidas, totalizando um valor de quase R$ 400 mil reais somente em julho.

O Mounjaro, aprovado pela Anvisa em outubro do ano passado, mostrou-se mais poderoso que o Ozempic para a perda de peso, segundo estudos. Contudo, a importação do produto deve obedecer aos trâmites legais, já que não é comercializado no Brasil.

A Polícia Federal continua as investigações para identificar outros envolvidos no esquema, visando coibir a prática ilegal e garantir a segurança da população quanto ao uso de medicamentos.