MA vai lançar programa para recuperar celulares roubados
O evento será no auditório do Edifício João Goulart, no Centro Histórico de São Luís, às 9h30
Por Antônio Padilha
De O Jogo do Poder, em São Luís
Publicado em
26
de
setembro
de
2024
Atualizada em
25/09/2024 : 14h09
Será lançado, nesta quinta-feira (26), o programa ‘Meu Celular de Volta’, uma iniciativa que tem por objetivo a recuperação de celulares furtados, roubados ou perdidos, no Maranhão. O evento será no auditório do Edifício João Goulart, no Centro Histórico de São Luís, às 9h30.
O programa será executado pela Polícia Civil do Maranhão e, neste primeiro momento, abrangerá São Luís, capital do estado, e os demais municípios da Grande Ilha: Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. Posteriormente, será estendido para municípios do interior do Maranhão.
Meu Celular de Volta se destina a vítimas de roubo e furto de celular ou pessoas que perderam seus dispositivos e que registraram o Boletim de Ocorrência informando o número de IMEI, que será utilizado para rastrear o aparelho. Quem estiver com o aparelho reclamado receberá uma intimação. Nesta primeira etapa, cerca de 1.000 pessoas serão notificadas.
Além de permitir a devolução dos celulares aos seus proprietários legítimos, o programa visa desestimular a posse de celulares de procedência ilícita, contribuindo para a redução de crimes como assaltos a transeuntes e no transporte coletivo e até mesmo latrocínios.
Espera-se, ainda, que o programa contribua para a redução de crimes transversais, uma vez que celulares roubados costumam conter aplicativos de bancos, senhas e outros dados pessoais, facilitando fraudes financeiras e golpes.