Chefe de organização criminosa maranhense morre em confronto com a polícia no Pará
Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos
Por Antônio Padilha
De O Jogo do Poder, em São Luís
Publicado em
27
de
novembro
de
2024
Atualizada em
27/11/2024 : 10h11
Francivaldo Moreira Pontes, chefe de uma organização criminosa e natural de Santa Luzia (MA), foi morto nesta terça-feira (26) durante uma operação policial no município de Mocajuba, no Pará.
Foragido da Justiça desde 2015, ele era alvo de três mandados de prisão e foi localizado em São Pedro de Viseu após uma investigação integrada das polícias civis de vários estados.
Durante o cerco realizado por terra, água e ar, Francivaldo reagiu à abordagem disparando contra os policiais, que revidaram. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
Francivaldo era conhecido por planejar ataques violentos conhecidos como “domínio de cidades”, em que quadrilhas invadem municípios, fazem reféns e utilizam escudos humanos para facilitar fugas.
Ele também foi apontado como o principal financiador e articulador da invasão a um quartel da Polícia Militar em Confresa (MT), em abril de 2023.
Com diversas identidades falsas e uma fazenda no povoado Campo Grande, em Santa Luzia, ele foi encontrado portando um fuzil AK-47.
O fugitivo estava sendo investigado pelas polícias de Minas Gerais, Mato Grosso e Pará, e sua localização só foi possível graças a um trabalho conjunto de inteligência policial.